terça-feira, 27 de abril de 2010

Criançada

Quando na aldeia a miudagem se juntava para a fotografia. Penso, acho que não estou enganado, que estes miudos já devem estar na casa dos 50. Mais uma vez lanço aqui um desfio que serve para ajudar este espaço. Quem conhecer estas "crianças" que as identifique nos comentários, que o Blog agradece.

Homenagem


Bem longe vai o tempo desta foto, pena é que nem todos os presentes já estejam entre nós. Recentemente faleceu o senhor do boné, o senhor Francisco estradas.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

TT na CRUZ da CIGANA

É já no próximo dia 24 de Abril pelas 08H30 que se realiza mais um passeio de Todo o Terreno na Cruz da Cigana. Traz a tua viatura e aparece.
Vem divertir-te.

Engenheiros & Arquitectos...

O objectivo desta abertura seria facilitar a contagem da água a partir da via pública, não resultou porque as medidas foram mal tiradas. O sr. Manuel Gonçalves Palma chumbou no exame de engenharia... Resta mencionar que os azulejos tinham sido importados do Samouco.
O irmão, sr. Francisco Palma, já está a elaborar um projecto de arquitectura para resolver a situação...

segunda-feira, 12 de abril de 2010

As Festas da Vila !!!

Todos os anos pela Páscoa se realizam as festas da sede de concelho em honra de Nossa Senhora de Guadalupe.Como é hábito na terça-feira a seguir à Pascoa, a imagem de Nossa Senhora é transportada  e acompanhada de procissão desde a vila até ao altinho. Depois da cerimónia religiosa tem lugar a dita romaria onde são tradição os comes e bebes, à sombra das muitas oliveiras espalhadas pelo monte.
Desde o borrego ao cabrito, passando pelo frango de churrasco, tudo é permitido para a degustação que termina já depois do sol se pôr. Este ano o S.Pedro foi amigo e trouxe um lindo dia de Sol para que nada faltasse neste divertimento. De salientar que as gentes de Vales Mortos e arredores estiveram presentes em força, mesmo aqueles que só habitam na terra em alturas festivas.Para o ano há mais...

quinta-feira, 1 de abril de 2010

ABRIL

O nome deste mês deriva do latim aperire, que significa abrir.
É o único dos meses cuja denominação faz lembrar a estação em que o colocaram, referindo-se ao abrir das flores na Primavera.
Rómulo o instituiu com 30 dias, e o seu sucessor Numa Pompílio lhe tirou um; porém, Júlio César, quando por conselho de Sosigenes reformou o calendário, lhe restituiu esse dia, ficando outra vez com 30. Este mês era consagrado pelos romanos à deusa Vénus chamando-se também por isso mensis veneris, o mês de Vénus.
O mês era figurado por um Cupido com uma coroa de rosas na cabeça.
...
Povérbios de Abril:
Em Abril, águas mil.
A água que no Verão há-de regar, em Abril há-de ficar.
A aveia até Abril está a dormir.
Altas ou baixas, em Abril vêm as Páscoas.
Do grão te sei contar, que em Abril não há-de estar nada nem por semear.
Em Abril guarda o gado e vai aonde tens de ir.
Frio de Abril nas pedras vai ferir.
Sardinha de Abril é vê-la e deixá-la ir.
Abril e Maio chaves do ano.