terça-feira, 17 de agosto de 2010

AGOSTO

No calendário de Rómulo, em que não havia os meses de Janeiro nem Fevereiro e o ano começava em Março, era Agosto o 6.º mês do ano. Com a reforma de Numa Pompílio passou a ser o 8.º, conservando porém o nome de Sextil alusivo à sua primitiva posição, e só na época de Octávio César, mais conhecido por Augustus, veio este mês a mudar de nome. Nesta época o senado, para render a Octávio César igual homenagem à que tinha sido prestada a Júlio César, decretou que este mês (precisamente aquele em que, pela primeira vez, Octávio ascendera ao consulado), passando a denominar-se Augustus, de onde provém a palavra Agosto.
Este mês era, pelos antigos romanos, consagrado a Ceres - deusa dos campos e das searas.
Era representado pela figura de uma mulher formosa, de grande estatura, coroada de espigas de trigo e com feixes delas em ambas as mãos.
...
Provérbios de Agosto:
A água de Agosto, açafrão, mel e mosto;
Agosto frio no rosto;
Em Agosto, candeeiro posto;
Agosto madura, Setembro vindima;
Agosto nos farta, Agosto nos mata;
Dia de S. Bartolomeu anda o diabo à solta;
Em Agosto espingarda ao rosto;
Cava e esterca de Agosto ao lavrador alegra o rosto;

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Fenómeno?...


Podia ter sido criado no Entroncamento, mas não, este fenómeno da natureza veio de uma tomateira do Chico Filipe e pesa a módica quantia de 1,475 kg. Isso mesmo, quase quilo e meio.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Noticias do concelho (VERDE).

Serpa vai ter autocarro eléctrico a partir de Setembro
A autarquia de Serpa está a reforçar o investimento na mobilidade sustentável. A partir de Setembro, a cidade alentejana vai contar com um circuito de bicicletas, disponibilizadas gratuitamente à população, em três pontos distintos na localidade.Além disso, na mesma altura começa a circular um miniautocarro eléctrico, que a câmara já adquiriu. A data escolhida coincide com a Semana Europeia da Mobilidade, de 16 a 22 de Setembro, uma iniciativa que Serpa já tem por hábito assinalar.As explicações do vereador Tomé Pires. O autarca revela ainda que já está concluído o concurso para adjudicação da obra para a ciclovia que vai ligar Serpa ao Guadiana. A pista, com uma extensão de cerca de oito quilómetros, vai incluir ainda outros equipamentos, como um parque fluvial.A obra vai permitir “aproveitar todas as potencialidades da ligação de Serpa ao rio, entre a paisagem rural e urbana”, e deve estar concluída ainda no final deste ano, ou no início de 2011, avança Tomé Pires.A autarquia de Serpa quer sensibilizar os munícipes para a utilização da bicicleta como meio de transporte alternativo para garantir os objectivos ambientais do Plano de Mobilidade Sustentável.