sexta-feira, 1 de outubro de 2010

OUTUBRO

No calendário de Rómulo, era este mês o 8.º e daí provém o nome que ainda hoje conserva. Com a reforma de Numa Pompílio passou a ser o 10.º, depois de introduzidos os meses de Janeiro e Fevereiro de modo a que o ano civil coincidisse com o ano solar.
Os antigos romanos dedicaram-no a Marte, o deus da guerra Outubro era representado pela figura de um homem ceifando trigo, ou por uma figura coberta por um manto amarelo, cor alusiva à das folhas que começam a cair das árvores e transportando um cesto de castanhas.
...
Provérbios de Outubro:
Por S. Francisco semeia teu trigo e a velha que o dizia já semeado o tinha;
Em Outubro, o fogo ao rubro;
Outubro meio chuvoso torna o lavrador venturoso;
Em Outubro centeio rubro;
Outubro resolver, Novembro semear, Dezembro nascer;
Outubro quente traz o diabo no ventre;
Em dia de S. Simão quem não assa um magusto não é cristão;
O Verão colhe e o Inverno come;

2 comentários:

Anónimo disse...

ora bem é destas e outras iniciativas é que se faz da nossa terra um povoado com vida há que jogar mãos á obra,obra quero dizer vitalizar a aldeia por as pessoas a pensar e a agir e para tál alguem tem de tomar a iniciativa não é de braços cruzados que se vai a algum lado. força pessoal vamos dar vida ao povo que parece adormecido ,mas sempre que acorda tem muito de si para dar.boa sorte e pensem noutros eventos:poorque não um torneio do chito!?ai ao lado da sociedade têm um campo de malhae porque não uns passeios á volta da aldeia para os menos jovens e mais jovens combater o castrol,não era má ideia. boa sorte e viva a aldeia.

Anónimo disse...

aqui está um comentário digno do nome,pois na maioria dos outros é so picadelas de vermes.