quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A Matança do Porco











Uma tradição que já vem dos tempos bem antigos, sobre a qual já se levantaram diversas vozes em defesa do bicho e outras tantas em defesa da cultura e da tradição, melhor dizendo da "comezaina". Agora que estamos a entrar na época do frio, (digo eu, com tantas alterações climáticas já nem sei) são esperados muitos assassinatos de diversos suínos por todo o nosso Alentejo que tanto deliciam as nossas gentes. Principalmente aos fins de semana ouve-se pela manhã bem cedinho o barulho (guinchar) que está implícito em tamanha azáfama, pela tarde ouvem-se algumas cantorias devido ao "sumo" que acompanha o almoço, que o nosso Alentejo está carregado de enólogos & enófilos... O porco, principalmente no interior foi desde há muito utilizado como animal de consumo domestico essencialmente por ser de aproveitamento quase total, não se desperdiçando o quer que fosse (comia-se tudo). Hoje o gosto está mais refinado e deixa-se de parte alguma gordura e agumas visceras que tanto deliciaram os nossos avós, enfim coisas de tempo mais farto...

1 comentário:

sao palma disse...

Perdi a conta às vezes que tapei a cabeça de manhã para não ouvir o bicho aflito puxado pelos homens que o levanvam em direcção a uma mesa que ele teimava não subir.
Não gostava de ver o acto mas depois toda a miudagem , eu e os meus primos queriam comer o rabinho do porco.
Belos tempos e saudades tenho dos Natais ai passados!!!
Sim porque no Natal imamos à terra para fazer a matança do Porco.
Tenho saudades , a familia continua a reunir-se mas infelizmente já nos faltam duas grandes peças do puzzle ( os meus queridos avós) -