terça-feira, 11 de maio de 2010

SABIAS QUE...




A linha isolada do restante sistema ferroviário português que ligava a estação fluvial do Pomarão às Minas de São Domingos numa extensão total de aproximadamente 15 km com três estações intermédias(Achada do Gamo, Telheiro e Salgueiros), foi uma das primeira linhas de caminho-de-ferro construídas em Portugal, datando de 1858 (apenas dois anos após a inauguração do troço Lisboa-Carregado, na Linha do Norte); foi encerrada na década de 1970.

5 comentários:

n.elisiário disse...

é pena ter acabado, mas o troço pomarão, mina foi aproveitado e pode-se fazer em btt e não só , temos que faze-lo em breve ,o que dizem?

Prof. Lurdes Revez disse...

Boa noite
Achei excelente a ideia do "Sabias que..." Parabéns!
Pessoalmente sabia que as Minas de S. Domingos foram uma localidade muito evoluída para a época e de muito interesse nacional e nem só. É de lamentar que o nosso País nada faça para perservar estas "pequenas,grandes" maravilhas.

Mannú disse...

... A Mina de São Domingos também foi pioneira noutras coisas, como por exemplo: foi a primeira povoação em Portugal a dispôr de luz eléctrica, foi também a freguesia mais populosa do concelho de Mértola e chegou a dispôr de cine-teatro, hospital e clube derportivo...

joão carlos disse...

E sabias que tambem se bebiam umas boas canecas de meio-litro(imperial).(ou isto não era para dizer)

n.elisiário disse...

eu nunca fui capaz disso, qundo chegava à quarta era hora de ir jogar à bola ou então ir tomoe um banho para traz das hortas( os que estavam presentes sabem como)