segunda-feira, 19 de julho de 2010

Electricidade chega à serra de Serpa

A Noticia Completa
Ao fim de sete anos, foram finalmente assinados os contratos relativos à electrificação da serra de Serpa, no valor de 5 milhões de euros.
No dia 14 de Julho, no salão nobre da Câmara Municipal de Serpa, foram entregues os contratos PRODER de electrificação da serra de Serpa, pelo ministro da Agricultura, António Serrano. Uma cerimónia emotiva onde fizeram questão de estar presentes e de se associar a este momento tão importante para os agricultores da região, o presidente da CAP, João Machado, e o presidente da Associação dos Agricultores do Concelho de Serpa, Sebastião Rodrigues.

Desde 2003, que os agricultores aguardavam a aprovação destas candidaturas, sucessivamente reprovadas por falta de dotação orçamental e inexistência de vontade política. Destes contratos assinados dependia o desbloqueamento da electrificação na zona da serra de Serpa onde, até agora, se vivia dependente de geradores e baterias, tanto em casa como nas explorações agrícolas.

Durante estes anos, a CAP e a Associação dos Agricultores do Concelho de Serpa mantiveram sempre este assunto no topo das suas reivindicações, como um caso da mais elementar justiça. Foram precisos quatro ministros da Agricultura, para que, finalmente, se fizesse luz na serra de Serpa.
Como confirmou o presidente da Direcção da AACS, Sebastião Rodrigues, “a Associação nunca parou de trabalhar neste projecto e demonstrou sempre disponibilidade para negociar com os diferentes governos”.

Em pleno século XXI, a apenas 200 quilómetros de Lisboa, parece impossível que ainda se encontrem no Baixo Alentejo, dezenas de pessoas sem ligação à rede eléctrica cujo quotidiano depende de geradores e baterias para conseguir ter luz ou dispor de electrodomésticos. Sendo esta região maioritariamente agrícola, os custos de produção destes agricultores ascendem a valores absurdos, enquanto a sua competitividade é mínima. A assinatura destes contratos de electrificação representa, sem dúvida, “uma vitória dos agricultores” como realçou Sebastião Rodrigues.

A electrificação da serra de Serpa vai beneficiar 221 explorações agrícolas e permitirá transformar esta zona desfavorecida numa região finalmente apta a desenvolver novos projectos agrícolas e a poder aspirar a um crescimento económico e social há muito desejado e merecido. Visivelmente satisfeito por participar na assinatura destes contratos PRODER, o ministro Serrano apelou a que os agricultores aproveitem bem as novas condições de competitividade pois “vão passar a ter duas condições que não tinham: acesso à electricidade, a partir da concretização do projecto de electrificação rural da zona, e acesso à água, através da barragem do Enxoé, que já está ligada à albufeira de Alqueva, para poderem fazer uma agricultura moderna e de regadio”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tem sido um parto difícil este da electrificação da serra de Serpa, bem espero que o feto não nasça com defeitos...