terça-feira, 28 de setembro de 2010

Orgulho de Ser Alentejano!



A RAÇA DO ALENTEJANO

Como é um alentejano?
É, assim, a modos que atravessado. Nem é bem branco, nem preto, nem castanho, nem amarelo, nem vermelho... E também nem é bem judeu, nem bem cigano. Como é que hei-de explicar? É uma mistura disto tudo com uma pinga de azeite e uma côdea de pão.
Dos amarelos, herdámos a filosofia oriental, a paciência de chinês e aquela paz interior do tipo "não há nada que me chateie"; dos pretos, o gosto pela savana, por não fazer nada e pelos prazeres da vida; dos judeus, o humor cáustico e refinado e as anedotas curtas e autobiográficas; dos árabes, a pele curtida pelo sol do deserto e esse jeito especial de nos escarrancharmos nos camelos; dos ciganos, a esperteza de enganar os outros, convencendo-os de que são eles que nos estão a enganar a nós; dos brancos, o olhar intelectual de carneiro mal morto; e dos vermelhos, essa grande maluqueira de sermos todos iguais.
O alentejano, como se vê, mais do que uma raça pura, é uma raça apurada. Ou melhor, uma caldeirada feita com os melhores ingredientes de cada uma das raças. Não é fácil fazer um alentejano. Por isso, há tão poucos.

6 comentários:

Elisabete disse...

Esta muito bem explicado, Sim Senhor!

n.elisiario disse...

dito isto não digo mais nada

Zé António disse...

Em jeito de graçola tem a sua piada:Mas na realidade o Alentejano como raça,segundo um historiador espanhol experto na matéria o povo alentejano e o andaluz: São como raça monsarabes,pois no sul da peninsula ebérica habitaram vários povos com predeminância para o povo arabe,(pelo que devido a esta mistura os estudiosos e especialistas na matéria nos deram o nome rácico monsarabe).

Mindo disse...

Muito Bom!!!! Fiquei com a convicção que gostava de ser alentejano (se não fosse transmontano, claro está!).

Anónimo disse...

o comentário sobre a verdadeira raça do alentejano está correcto pois quem sabe de história universal, sábe que quem habitou primeiro o alentejo foram uma variedade de povos,sendo os arabes em maior numero,pelo que temos muito da cultura arabe em nós.slysilv

Anónimo disse...

o povo alentejanbo é um povo de mãos limpas enão ocupa o território de ninguem muito menos assassina com bombardeamentos diarios outro povo,por isso de judeus nada pode ter só quem não conhece a história pode ofender ao fazer qualquer que seja mesmo minima uma comparação entre alentejanos e ebreus poi judeu é uma questão de origem religiosa e o termo alentejano é or.raça